A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Cristina Patricio de Oliveira Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15278507

Palabras clave:

Afetividade, Relação Professor-Aluno, Ensino-Aprendizagem

Resumen

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação de afetividade entre professor e aluno e sua relevância como fator da prática pedagógica. Parta tanto, utiliza-se uma pesquisa aplicada, de natureza bibliográfica, fundamentada na reflexão da leitura de livros, artigos e revistas, tendo por base também a pesquisa de grandes autores referente a este tema de forma qualitativa. Assim, conclui-se que a afetividade contribui para mediar o aprendizado tornando possível melhorar as relações interpessoais, fortalecendo os laços de amizade, permitindo existir o respeito, amizade, solidariedade, generosidade e confiança, além de melhorar o desempenho educacional e representar um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristina Patricio de Oliveira

    Graduação em Licenciatura Plena em Letras (Português e Inglês) pela UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNG – Universidade de Guarulhos (2009); Professora de Língua Portuguesa e Inglês da Rede Regular de Ensino.

Publicado

2019-11-30 — Actualizado el 2025-05-04

Versiones

Cómo citar

OLIVEIRA, Cristina Patricio de. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação & Evolução, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14–25, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15278507. Disponível em: https://revistaeducacaoevolucao.com.br/index.php/inicio/article/view/2. Acesso em: 11 jun. 2025.