A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Joicileia Batista Alves Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15278452

Palavras-chave:

Atividades Físicas, Sedentarismo, Crianças, Tecnologia, Obesidade

Resumo

Este trabalho partiu da temática sobre a contribuição da Educação Física para a criança do Ensino Fundamental, tendo como objetivo principal discutir a problemática do Sedentarismo na infância e os problemas causados pela falta de atividades físicas. Partindo do pressuposto de que o sedentarismo é uma doença que vem avançando muito nos últimos anos devido ao tempo utilizado para se dedicar ao uso das ferramentas tecnológicas, trouxemos o seguinte questionamento: De que forma as atividades físicas escolares podem beneficiar o desenvolvimento das crianças do Ensino Fundamental? Assim, esse artigo fundamenta-se na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, baseando-se na leitura e reflexão de livros e artigos relacionados ao tema. Dessa forma, conclui-se que as brincadeiras e as atividades físicas no Ensino Fundamental pode ser uma alternativa para a resolução de vários conflitos existentes na vida social da criança e adolescente e, resgatando tais brincadeiras, as crianças poderão interagir, conviver com o outro e desenvolver trabalhos em equipe, respeitando as diferenças e limitações do próximo.

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Biografia do Autor

  • Joicileia Batista Alves

    Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela UMC - Universidade Mogi das Cruzes; Graduação em Pedagogia pela FALC – Faculdade de Carapicuíba; Especialista em Arte da Educação pela HSM – Escola Superior de Administração; Especialista em Educação Musical pela HSM – Escola Superior de Administração; Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de São Paulo e na Rede Privada de São Paulo

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Publicado

2019-11-30 — Atualizado em 2025-05-04

Versões

Como Citar

ALVES, Joicileia Batista. A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação & Evolução, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5–13, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15278452. Disponível em: https://revistaeducacaoevolucao.com.br/index.php/inicio/article/view/1. Acesso em: 10 jun. 2025.