A MUSICALIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleusa Felix Santos Autor/in

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15278729

Palavras-chave:

Educação Musical, Desenvolvimento, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação musical como uma abordagem para a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Destaca-se que a educação para a diversidade e cidadania amplia a capacidade de expressão e reflexão da linguagem cultural de um povo. Dessa forma surge o seguinte questionamento: Como a música interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto, este artigo utiliza uma metodologia de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Sendo assim, conclui-se que a educação musical se coloca como uma abordagem para a formação do aluno como cidadão integral, pois favorece o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, além dos benefícios que se pode obter, desde seu desempenho, motivação e atenção nas tarefas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleusa Felix Santos

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco; Professora de Educação e Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Ensino.

Downloads

Publicado

2025-04-25 — Atualizado em 2025-05-04

Versões

Como Citar

SANTOS, Cleusa Felix. A MUSICALIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação & Evolução, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 36–44, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15278729. Disponível em: https://revistaeducacaoevolucao.com.br/index.php/inicio/article/view/4. Acesso em: 10 jun. 2025.